A tecnologia 5G está revolucionando o mercado e supera com facilidade o que aconteceu com o 2, 3 e 4G. Afinal, trata-se de uma inovação para as conexões e principalmente em relação às transferências de dados.
Os mais otimistas falam em 20 Gbps e ainda trará baixa latência e maior capacidade de dispositivos conectados. Nesse sentido, fala-se em 1 milhão de aparelhos e todo esse cenário pode trazer um nível de conexão mais estável.
Confira abaixo algumas informações sobre esse contexto e veja como se preparar para a nova tecnologia.
Qual será o impacto do 5G na logística?
O 5G abre um leque de opções e contempla todos os agentes que atuam em logística. Por exemplo: o dia a dia de um embarcador será diferente, porque garantirá o acompanhamento em tempo real da carga.
Para um transportador e motorista se tornará mais fácil, porque dá para acompanhar o carregamento e descarregamento. Ao mesmo tempo, aquele que contratou o frete fica mais seguro em relação à integridade da carga.
Todo esse processo ainda traz uma maior redução da burocracia para motoristas. Por outro lado, os obriga a entrar no mundo digital e utilizar equipamentos em nuvem, que estão conectados 24 horas por dia.
Segurança para o acompanhamento da carga
Um dos maiores desafios do setor é otimizar as rotas e possibilitar que o contratante acompanhe tudo. Embora o sistema em nuvem seja realidade para alguns setores da logística, com o 5G isso se tornará maior ainda.
Caminhões terão dados em tempo real sobre o processo de operação, velocidade e trajetos. Portanto, multas por excesso de velocidade ou desvios por quaisquer razões, devem tornar-se cada vez mais difíceis.
Um bom exemplo que dá um spoiler de como parte do impacto do 5G na logística será grande é o Hazard Light Alert. Trata-se de um sistema que conecta dispositivos, na maioria das vezes, carros e caminhões.
O objetivo é a prevenção de acidentes e por isso a tecnologia envia alertas para outros veículos, se existir algum acidente ou um tipo de obstrução da via. O motorista é avisado e tem tempo de se preparar ou tentar um desvio alternativo.
Impactos em toda a cadeia produtiva
O rastreamento em tempo real dos pedidos afetará todo o varejo, assim como a distribuição de produtos, insumos e outros recursos ao seu consumidor final. Toda a cadeia produtiva sentirá o impacto do 5G, como por exemplo:
Agricultura 4.0;
Indústria 4.0;
Varejo 4.0.
Toda a cadeia produtiva passará por uma transformação e a automação deixará o processo mais fácil. Em seguida, os drones e a robótica em processos logísticos serão muito usados, por isso trarão ganhos de escala bem interessantes
Ainda tem o controle automático via sensores, que estarão conectados de todos os elementos inerentes a esse setor. A inteligência artificial deverá ser aplicada no controle e otimização da logística, ou seja, as respostas serão em tempo real.
Todo esse cenário tende a acontecer dentro de poucos anos no mundo todo, mas será que acontecerá também no nosso país?
O impacto do 5G na logística mundial será grande e exigirá que todos se adaptem a essa nova realidade. Por fim, também deve acontecer no Brasil e por isso é crucial que todo o setor esteja preparado para essa nova realidade.
Комментарии