A logística na Fórmula 1 tem um papel fundamental, porque a temporada de 2022 terá 23 corridas. São oito meses de provas e os pilotos, assim como toda a equipe, precisarão viajar por todo o planeta.
Quando alguém assistiu à temporada passada e viu o campeonato se decidir nas últimas voltas, certamente não pensou em uma coisa. Trata-se da logística, pois para tudo ter acontecido, foi preciso um trabalho de toda a equipe.
Alguns pilotos viajam em seus aviões próprios e as equipes fazem o mesmo, porque precisam carregar vários componentes. Desse modo, confira abaixo como a logística na Fórmula 1 funciona para que as corridas aconteçam.
Por que a logística na Fórmula 1 é tão importante?
Quando uma corrida termina, os três primeiros colocados se direcionam ao pódio e os mecânicos da equipe ficam em baixo. O restante dos pilotos concede entrevista coletiva e depois se reúnem com seus chefes de equipe.
A movimentação das equipes começa apenas três horas depois do término da corrida, porque antes disso os carros são inspecionados. A equipe desmonta os carros, peça por peça, e precisa se preparar para o transporte.
O motor sai do carro e o mesmo acontece com o câmbio, asa traseira, asa dianteira, espelhos, banco, suspensão, volante, etc. Os membros da equipe colocam as partes no case e transportam para os aviões.
As partes pintadas do veículo recebem atenção especial e por isso é usado o plástico bolha. Por outro lado, os pneus ficam de fora, porque são de responsabilidade da fornecedora oficial desses componentes.
Para cada data, o procedimento pode mudar
A maioria das provas acontecem com intervalo de pelo menos 15 dias de diferença. Assim, as equipes transportam seus veículos para as fábricas e continuam os testes no simulador, túnel de vento e melhoram a parte mecânica.
Existem provas com intervalo de sete dias e é justamente aqui que a logística na Fórmula 1 faz muita diferença para o show. Por isso, confira um exemplo sobre como isso é crucial para as duas primeiras etapas da temporada 2022:
A primeira etapa da temporada 2022, é o GP do Bahrein e acontece no dia 20 de março;
Os treinos livres começam no dia 18, a classificação para a largada é no dia 19 e a corrida o dia 20;
Assim que a corrida acabar e os carros forem inspecionados, a equipe precisa desmontar as partes e armazenar em cases;
Tudo isso tem um motivo e se trata de a segunda corrida ser realizada na Arabia Saudita no dia 27/03;
Os carros precisam chegar na Arabia Saudita em até 36 horas, porque devem ser remontados os carros e toda a estrutura da equipe.
Sem um trabalho avançado de logística, acredite: as equipes não teriam como fazer duas corridas em sete dias. Quando as corridas são no mesmo continente é mais fácil, porém às vezes acontecem situações em que é o oposto.
Um bom exemplo disso é o GP do Azerbaijão, que acontece no dia 12 de Junho e a próxima corrida, que é no Canadá sete dias depois. Portanto, a logística deve ser muito acertada para que os preparativos sejam seguidos.
Um trabalho bem-feito de logística na Fórmula 1 ajuda até na questão do fuso-horário, pois dá tempo para os membros das equipes se adaptarem. Em outras palavras, se trata de um recurso indispensável para o grande show da FI.
Comments