top of page
Foto do escritorJb Log Saúde

Outubro Rosa: história, missão e impacto na saúde


Como você já deve saber, em outubro se inicia a campanha Outubro Rosa. Durante o mês, pessoas e organizações, em todo o mundo, se unem em prol da prevenção ao câncer de mama. Uma das principais formas de luta é, justamente, a disseminação da informação. Por isso, preparamos este artigo que explica um pouco mais sobre o Outubro Rosa e sua missão.




Como surgiu o Outubro Rosa?

A primeira campanha do Outubro Rosa foi realizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a maior organização contra o câncer de mama dos Estados Unidos. Essa edição inicial aconteceu em 1990 e a principal ação foi a entrega de laços cor de rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, na cidade de Nova York.

Mas, foi em 1997, que o Outubro Rosa ganhou proeminência, a partir da realização de atividades para diagnóstico e prevenção ao câncer de mama, nas cidades de Lodi e Yuba, na Califórnia. Foi então que o mês passou a ser considerado oficialmente como mês da prevenção ao câncer de mama.

No Brasil, a primeira ação em destaque aconteceu em 2002, com a iluminação cor de rosa projetada sobre o Obelisco do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A partir de 2010, entidades e governos passaram a se envolver mais com o Outubro Rosa, fazendo com que a campanha se tornasse cada vez mais popular no país.


Missão da campanha

Seja onde for, os principais objetivos do Outubro Rosa são proporcionar conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre prevenção, detecção e tratamento. Para isso, as campanhas geralmente se utilizam de recursos visuais atrativos, ações públicas e interativas e promoção de debates e palestras.

Além disso, também é comum que indivíduos e organizações se juntem para propiciar mais acesso a serviços de diagnóstico e tratamento, permitindo que pessoas em situações críticas e de vulnerabilidade também recebam atenção adequada.


Impacto do Outubro Rosa

A campanha, que se fortalece ano após ano, oferece efeitos positivos na luta contra o câncer de mama há anos. Um dado que comprova o êxito da campanha é o aumento da realização de mamografias, uma das principais formas de diagnosticar a doença. Desde que a campanha começou no Brasil, o número de procedimentos realizados aumentou em 37%.

Isso acontece porque crenças populares que afirmavam que a mamografia causava dor extrema são desmistificadas através das ações do Outubro Rosa. Da mesma forma, a campanha também informa a importância deste exame e estimula a melhora em serviços prestados na área da saúde.


Como todos podem colaborar

Como indivíduo, a principal ação que você pode tomar é cuidar de você mesma, e das pessoas ao seu redor. Converse, informe e estimule visitas regulares ao médico. Indica-se que a mamografia seja realizada uma vez por ano em mulheres de 40 a 69 anos, ou fora dessa idade, caso haja histórico de câncer na família.

Como organização, estimule o debate e promova ações de conscientização. Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Para garantir que as informações compartilhadas são válidas, recorra a fontes seguras, como o Ministério ou Secretarias de Saúde, ou instituições reconhecidas nesta luta.

Lembre-se: este é um movimento que funciona muito bem porque é coletivo e realizado através da cooperação. Então, como indivíduos ou organizações, há sempre espaço para contribuir, mesmo que de formas simples, para proporcionar mais saúde e longevidade à nossa comunidade.

Comments


bottom of page